Teste 1

sábado, 17 de julho de 2010

Tendência X Realidade - Treinamento Funcional

Atualmente, com toda a facilidade que a tecnologia oferece, estamos cada vez mais sedentários e perdemos as habilidades adquiridas na infância. Vale a pena ter um programa de treinamento que atenda às necessidades e que resgate valores que foram perdidos ao longo dos anos?

Esta é uma questão que devemos levar em consideração e o treinamento funcional atende a essas necessidades, fazendo com que seu corpo torne-se mais inteligente, potencializando os resultados desejados.

Treinamento funcional é uma abordagem diferente para pensar no desenvolvimento motor e no condicionamento físico, ou seja, possibilita a preparação para a execução de movimentos mais eficientes (aumento da performance) e a prevenção de lesões. Isso deixa o corpo mais inteligente nesse processo, tornando-o, portanto, mais acessível às estratégias de condicionamento físico, usadas pelos melhores atletas do mundo.

Com seu corpo mais inteligente, é mais fácil ter os resultados que todos procuram: redução de peso e perda de gordura, ganho de força e massa muscular, além de aprimoramento da postura. Desenvolve-se, assim, de forma equilibrada, capacidades físicas como equilíbrio, força, velocidade, coordenação, flexibilidade e resistência. Todos esses itens são possíveis pela prática regular de um programa de treinamento funcional.

Tal procedimento tem por objetivo estar conectado à funcionalidade dos movimentos ou das atividades. Esse conceito de preparação física surgiu como vertente do treinamento esportivo de alto rendimento, regido pelos princípios básicos da Especificidade, da Progressão, da Variação e da Transferência.

É destinado para qualquer perfil ou objetivo, seja do mais condicionado ao sedentário, da criança ao adulto, do atleta e do praticante de esportes de fins de semana. Atinge todo tipo de usuário: na criança, ludicidade e formação motora; nos adolescentes, com ganho de massa muscular, redução de peso e manutenção de postura; em homens e mulheres que buscam fortalecimento muscular, gasto calórico e corpo atlético; em atletas, amadores ou profissionais, qie pretendem atingir um patamar superior de performance na sua modalidade e na prevenção de lesões; nos reiniciantes, que se sentem enferrujados e que irão encontrar no treinamento funcional a forma física de anos passados; nos veteranos, que necessitam de um programa adequado à sua condição física; nos alunos de academia, que buscam o corpo atlético, além de algo diferenciado e novo para seu treinamento; e em sedentários, que sabem da importância da atividade física para a saúde, mas que não encontraram ainda um programa que os satisfaça.

O importante é buscar uma atividade física que lhe agrade, dê motivação, traga bem-estar e que tenha um desafio a cada dia de treino. Mas não esqueça: a melhor composição é atividade física regular e alimentação balanceada.
Então, vamos treinar?

RODRIGO ASSI
Preparador Físico e Diretor Técnico da MOVE UP!
(Preparação Física Individualizada)
Professor de Educação Física - Cref. 041730-G/SP
(Formado em Licenciatura Plena - 2004)
Colunista da Dia-a-Dia Revista - Coluna "BEM ESTAR"
(Revista do Diário do Grande ABC)
Treinador do CORE 360º - Treinamento funcional
(Treinando atletas da Vida Real)
E-Mail: rodrigo_assi@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário