Teste 1

sábado, 17 de julho de 2010

Caminhar ou correr?



Muitas pessoas têm vontade de correr, mas ficam cansadas só de olhar. Na verdade acham que não conseguiriam correr por muito tempo e que não são capazes de realizar tal proeza. Se você é uma destas pessoas, dê a “volta por cima” literalmente, insista nesta vontade e não fique ai parada se perguntando, será que consigo?
Caminhar ou Correr? Esta é uma questão importante, precisamos sempre ter como objetivo em nossa rotina de treinamento a evolução em todos os sentidos, pensando nisto, o ideal é iniciar caminhando, depois evoluir para uma caminhada mais forte, um leve trote e por fim a corrida. Antigamente era moda dizer “Para gastar calorias o melhor é caminhar por 1´(uma) hora e não Correr 20´(minutos), mas hoje o que está comprovado cientificamente é que o importante está na busca do gasto calórico elevado, sendo assim esta conta fica invertida, vale mais você correr por 20´(minutos) do que Caminhar 1(uma) hora, assim o gasto calórico será maior.
Mas se você não consegue correr logo de início, não tem problema, comece caminhando e vai progredindo de forma sutil e com cuidados para a corrida, lembrando, nunca realizar somente o treinamento de corrida, realizar também um programa neuromuscular de no mínimo duas vezes por semana, para fortalecer ossos, músculos, tendões e ligamentos evitando lesões, tendo como base para este programa o treinamento funcional.
Correr vai lhe proporcionar muitos benefícios e nenhum malefício, temos a melhora do condicionamento cardiorrespiratório e do sistema cardiovascular, ajuda na prevenção de algumas doenças como diabetes e hipertensão, melhora a qualidade do sono, libera o estresse acumulado e ajuda no processo de emagrecimento aumentando assim a auto-estima. Só temos que tomar cuidado com o excesso de treinamento, o descanso é tão importante quanto o treino, respeite o seu limite e não exagere.
Tenha sempre em mãos uma garrafinha de água, a hidratação é fundamental, utilize roupas leves como uma camiseta e shorts que ajude na transpiração e na troca de calor, esqueça as de algodão, tenha como opção tênis confortável e com sistema de amortecimento com a possibilidade de ter 2(dois) pares, um par para cada dois dias, assim o seu tênis também tem períodos de descanso, faça uso do frequencímetro para monitorar sua freqüência cardíaca e nos dias de sol utilize filtro solar.
Vamos lá que agora é com você, minha dica é, realize sempre blocos de 5´minutos até completar entre 4, 5 ou 6 blocos ficando com um tempo final entre 20´ e 30´minutos, a 1º opção: caminhar 4´minutos e correr 1´, 2º opção: caminhar 3´minutos e correr 2´, 3º opção: caminhar 2´minutos e correr 3´, até que a conta fique invertida e você consiga correr o tempo todo.
Em época de copa o que tenho a dizer é “BOLA PRA FRENTE”


RODRIGO ASSI

Preparador Físico e Diretor Técnico da MOVE UP!
(Preparação Física Individualizada)
Professor de Educação Física - Cref. 041730-G/SP
(Formado em Licenciatura Plena - 2004)
Colunista da Dia-a-Dia Revista - Coluna "BEM ESTAR"
(Revista do Diário do Grande ABC)
Treinador do CORE 360º - Treinamento funcional
(Treinando atletas da Vida Real)
E-Mail: rodrigo_assi@hotmail.com

Um comentário: