Teste 1

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Aguente o Ritmo

O Carnaval será especial, com muita folia, sem preocupações e com um corpo protegido. Bem, não temos muito tempo. Depois das festas do fim de ano, encaramos o retorno ao trabalho, sobrando para o preparo físico poucas semanas. Você está pronto para aguentar quatro dias de pura agitação, sem ter que parar antes de a festa acabar por falta de fôlego ou por algum tipo de contusão?

Se não houver preparo físico específico, pode-se sim correr o risco de lesões, contusões ou dores na coluna. O Carnaval é um período de muita festa e alegria e você não vai querer ficar fora dessa, não é mesmo? Só porque não está em forma ou não tem preparo de atleta vai ficar aí se lamentando. Há tempo ainda.

O treinamento será direcionado ao fortalecimento do core (Abdômen), composto por musculaturas
que envolvem o tronco como um todo, desde a região cervical (pescoço) até a região do quadril (Completando o complexo lombo, Pélvica e Quadril) que ao contrário do que era entendido antigamente, ficava limitado à região do reto abdominal, sendo dividida somente em superior e inferior (o famoso tanquinho). O que quero dizer é: trabalhe o tronco em todos os sentidos e direções, em 360 graus, tornando o core mais funcional e protegendo a coluna.

Um ótimo programa de treino, para fortalecer a região do core, envolve exercícios de estabilização com o peso corporal (pranchas ventrais e laterais); flexão e extensão do tronco deitada na bola (flexão bola e extensão bola); rotação de tronco no cabo em Pé (um cabo de baixo para cima, com os cotovelos estendidos, rodar o tronco e retornar à posição inicial) e os exercícios de potência (em pé com uma medicine ball nas mãos, arremessar a bola para o chão repetidas vezes com a maior velocidade e força), desta forma o treino estará completo.

Não podemos esquecer os trabalhos de equilíbrio sobre bases instáveis ou com um pé de apoio no chão. Não são exercícios de força em cima de uma bola, mas sim exercícios que estimulam o ganho de equilíbrio corporal, onde o desafio maior será para o sistema propioceptivo, assim evitamos lesões e protegemos as articulações, tendões e ligamentos. Outros componentes que podem agregar valor ao programa são as substituições do alongamento estático (parado), por alongamento dinâmico (com movimento), assim o aquecimento e o alongamento se tornam específicos e que tenha um propósito para seu objetivo.

Para ter fôlego, o indicado seria a criação de complexos ou pequenos circuitos de alta intensidade, são exercícios que utilizam o corpo inteiro, de forma integrada, um seguido do outro.

A combinação de um core forte, um corpo equilibrado e um programa de treino mais dinâmico assegura que seus quatro dias de Carnaval serão só alegria. Extravase e caia na folia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário