Teste 1

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Core 360º - Treinamento Funcional - Rodrigo Assi

Brinque Treinando

Que fase mágica da nossa vida, é esta entre a infância e a adolescência, tudo é novo, cheio de descobertas, aprendizado e desenvolvimento, eu chamo esta fase de “Triângulo da Vida”, onde temos a descoberta da “Mente”, o aprendizado da “Alma” e o desenvolvimento do “Corpo”, fechando a sintonia entre Mente, Alma e Corpo.

Lembra mamãe desta fase, onde não era tão violento e perigoso você brincava de boneca na porta de casa, pulava corda e amarelinha, o papai brincava de bandeirinha, pega-pega e é lógico futebol na rua com o gol feito de pedra ou chinelo, hoje estamos na geração “Computador, Vídeo game e Televisão”, onde cada vez mais seus filhos estão levando uma vida sedentária, com sobrepeso e ficando “Gordinhos”, no tempo da vovó era sinal de saúde, hoje é sinal de preocupação.

Brincadeiras de antigamente, tinham um gasto calórico elevado, onde o desenvolvimento motor, as capacidades e habilidades biomotoras eram trabalhadas, como saltar, agachar, empurrar, puxar, trabalhando a coordenação, equilíbrio, agilidade e porque não a força, elementos importantíssimos que tem que estar inserido nas brincadeiras dos seus filhos, deixando assim seu corpo mais inteligente. Como eu brinco com o meu filho treinando? Como trabalhar estes elementos de forma lúdica? Bem, estas questões só precisam de um pouco de imaginação e deixar a criatividade fluir.

Olha que interessante, se você tiver qualquer espaço em sua casa ou no seu condomínio, fica fácil criar brincadeiras que empurre e puxe alguma coisa, que salte para um lado e para outro, que agacha e levanta vencendo obstáculos, você elabora desafios e deixe-o resolver. Há mas eu não tenho muito espaço como nos dias de chuva, não tem problema, imagina uma sala, muita calma, neste dia não tem bola e nem pula-pula no sofá, ufa ainda bem! Mas você pode estimular o raciocínio, a lateralidade, e porque não a coordenação e o equilíbrio.

O que faço com os grandinhos, dos 10 anos em diante? Praticar uma modalidade esportiva, permita que ele escolha a que mais lhe agrade, é importante que ele vivencie e tenha experiências variadas, e não só aquela que você sempre sonhou em praticar ou ser atleta profissional, lembrando que nesta fase nada de cobranças por alto desempenho e títulos. Podem iniciar um programa de preparação física, até mesmo em uma sala de musculação, mas que esteja sempre orientado por profissionais de Educação Física habilitados, proporcionando um desenvolvimento completo em todas as fases da sua vida.

Ser pai ou mãe não é uma tarefa fácil, nossos filhos não vêm com manual ou com dicas de como devo montar, mas se o principal for feito, criando com muito “Amor e Carinho”, certamente o resto acontece naturalmente. Vamos lá, não fique preocupado, faça com que esta fase seja realmente mágica. Confio em você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário